P312 - Trator para Café




1954 Porsche-Allgaier P312 coffee tractor

Salvo da destruição no Brasil, este belo exemplar foi comprado e enviado de navio para a Inglaterra no ano 2000, passando então por uma restauração que durou dois anos.
Mais parece uma mistura de um pequeno submarino com um míssil. É o único exemplar completo e funcionando existente. Foram produzidos aproximadamente 300 desses para trabalhar nas plantações de café do Brasil.
Coffee Train
O design diferenciado não tinha fins estéticos ou futurísticos, mas foi criado para não danificar os delicados pés de café. Do mesmo modo, é o único modelo de trator Porsche a utilizar um motor movido à gasolina - os proprietários das plantações não queriam que a fumaça do diesel atacasse as plantas.

5 comentários:

Tratores Antigos disse...

posso afirmar com certeza que não se trata do único exemplar completo restante. Conheço no mínimo 5 tratores desses pelo Brasil. Muitos parados mas em condição plena de funcionar.
Em minha cidade existiam vários e receberam o apelido de "tatuzinho". Eram considerados fracos e muitos substituiam seu motor por um a diesel, pois o motor original a gasolina era fraco e possuia bloco de alumínio.
Qualquer dúvida. lucas.nori@bol.com.br

Cezar Sato disse...

Eu possuo um exemplar deste, comprei em um ferro velho no ano de 1999, retifiquei motor e coloquei pneus novos, encontra-se hoje em pleno funcionamento, porém faltando restauro na lataria.
O motor é 2 cilindros com 1820cc, refrigerado a ar, possui 5 marchas a frente e é muito velozpor sinal.
Restaurei o motor com certa facilidade pois compartilha muitos elementos mecânicos do nosso Fusca e Kombi.
Assim como disse o Lucas Nori, eu também sei de vários tratores destes jogados por ai, confesso que no início também que o meu seria um dos últimos existentes, mesmo assim não deixa de ser uma raridade, e melhor, um Allgaier Porsche P-312 Kaffezug.

Unknown disse...

Tenho interesse em comprar um modelo desse. Alguém pode me informar onde posso adquirir?

Unknown disse...

Gostaria de oltre un destes

Unknown disse...

Gostaria muito de Vera e talvez comprar un destro. Mara Nardini